terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cachecol em Ponto Segredo

Hoje, finalmente, sairá meu primeiro post sobre tricô.

Pra mim, tricotar é mais do que uma arte manual, é uma terapia. Enquanto eu teço os fios com as duas agulhas, eu organizo meus pensamentos, medito, acho soluções para os problemas do dia a dia e relaxo.

Fazer trabalhos manuais sempre esteve na minha história. Desde muito pequena eu aprendi a bordar, pintar em tecido, fazer crochê e tricô ou qualquer outra coisa que aparecesse pela frente. Teve um tempo em que isso até virou fonte de um pouco de renda, quando eu tinha meus filhos pequenos e não trabalhava fora.

Depois, quando voltei a estudar e a trabalhar, o pouco tempo que eu tinha eu sempre dediquei aos meus filhos. Veio um curso técnico, uma faculdade, outra faculdade, o mestrado... e o tempo cada vez mais curto.

Pois bem, agora que eu terminei o mestrado, e já que trabalho com coisas estressantes, resolvi ter novamente um tempinho só para mim através dos meus trabalhos manuais. E escolhi o tricô para recomeçar.

A peça que eu apresento aqui hoje é um cachecol simples e bonito, em linha Chenille da Círculo, cor nº 9480 e agulhas nº 7. Esta lã estava comprada desde um pouco antes de eu começar a fazer o mestrado, quando ainda estava estudando para as provas. E ficou engavetada até eu me formar, 3 anos e meio depois de comprá-la... Montei 30 pontos na agulha e trabalhei com o ponto segredo por aproximadamente 1,5 m.

Receita:

  • Montar 30 pontos na agulha nº 7 (ou pontos múltiplos de 3).
  • Fazer a primeira carreira em ponto tricô.
  • Carreiras pares e ímpares em ponto segredo: *1 tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô* (repetir até o final da carreira e em todas as outras). Terminar com 2 pontos juntos em tricô.
  • Fazer a última carreira em tricô.
  • Arrematar.
  • Distribuir a franja como desejar.
Para quem quer começar a se aventurar, alguns sites com dicas, ensinamentos e receitas fáceis para iniciantes:
É isso aí. Finalmente desencantei o assunto "tricô". ;)
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário