segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bolsinha de Maquiagem

Vamos para mais um trabalho em tricô.

Quando eu voltei a tricotar, comecei a fazer um cachecol atrás do outro. Tenho que confessar que adoro cachecol, echarpe, lenços e todos esses adornos de pescoço. Acho que a mulher, e o homem também, fica super charmosa. O look pode ser simples, mas um simples lenço amarrado de forma diferente já muda tudo.

Para fugir um pouco dos cachecóis (já estava faltando pescoço na família... rsrs) eu resolvi procurar por outras coisas. E descobri que tem gente que faz de tudo em tricô!!

Uma das coisas mais charmosas que eu encontrei foi uma bolsinha classificada como "bolsa para maquiagem" por quem a criou. A receita original pode ser encontrada aqui. Só havia um pequeno problema... era tudo em inglês e, embora eu me aventure bem na língua de Shakespear, é um inglês muito técnico, com termos e abreviações que eu não fazia a mínima idéia do que eram.

Procurei alguns dicionários de tradução para termos de tricô e comecei a árdua tarefa de traduzir (e deduzir!) a receita. Até que achei uma boa alma que já havia feito isso e disponibilizado para as outras tricoteiras. Ainda bem que as boas almas existem... ;) O post com a receita, em português pode ser contrado aqui, mas eu vou postar a receita para vocês.

Ela fica mais bonita com uma linha natural, não sintética. Como eu não encontrei, fiz com a lã Luísa da Círculo na cor 3915 e agulhas nº 5.



Sundance Make Up Bag
  • 31 pontos
  • 3 carreiras em tricô
  • Sempre deixar 3 pontos de borda de cada lado trabalhados em cordões de tricô, do começo ao final do trabalho (ponto tricô no lado direito e avesso)
"Flap" (aba frontal)
  • 1ª: 2 meia, 1 laçada, 6 meia, 2 pontos juntos em meia, 5 meia, ssk, 6 meia, 1 laçada, 2 meia
  • 2ª e todas as pares: em tricô
  • 3ª: 3 meia, 1 laçada, 5 meia, 2 pontos juntos em meia, 2 meia, 1 laçada, 2 pontos juntos em meia, 1 meia, ssk, 5 meia, 1 laçada, 3 meia
  • 5ª: 4 meia, 1 laçada, 4 meia, 2 pontos juntos em meia, 5 meia, ssk, 4 meia, 1 laçada, 4 meia
  • 7ª: 5 meia, 1 laçada, 3 meia, 2 pontos juntos em meia, 5 meia, ssk, 3 meia, 1 laçada, 5 meia
  • 9ª: 6 meia, 1 laçada, 2 meia, 2 pontos juntos em meia, 5 meia, ssk, 2 meia, 1 laçada, 6 meia
  • 11ª: 7 meia, 1 laçada, 1 meia, 2 pontos juntos em meia, 5 meia, ssk, 1 meia, 1 laçada, 7 meia
  • 13ª: 8 meia, 1 laçada, 2 pontos juntos em meia, 5 meia, ssk, 1 laçada, 8 meia
  • 15ª: 7 meia, 1 laçada, passe um ponto sem fazer, ssk, agora derrube o ponto sem fazer sobre o ssk, 1 laçada, 5 meia, 1 laçada, 1 ponto sem fazer, 2 pontos juntos em meia, derrube o ponto sem fazer sobre os 2 pontos juntos em meia, 1 laçada, 7 meia
  • 16ª: em tricô
Obs: o ssk é uma diminuição que significa "slip, slip, knit". A forma de fazê-la pode ser vista neste vídeo.

A bolsinha
  • Tire um ponto sem fazer em meia, *1 tricô, 1 meia*
  • Tire um ponto sem fazer e onde é tricô faça meia, e onde é meia faça tricô (tradicional ponto arroz)
  • Faça esse ponto por aproximadamente 24 cm
  •  Costure as laterais e pregue o botão
A receita original possui um pequeno cordão que se transforma em uma alça. Eu resolvi não colocar a alça.

É isso aí, pessoas. Logo teremos mais novidades em tricô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário